sábado, 10 de setembro de 2011

CRÔNICA: "À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS"

                                                                                                                                                                                                                                            Do blog:"Empilhando Palavras"

    

Numa de minhas folgas fui ao cinema com um grupo de amigos,entre eles um que chamava-se Alfredo (conhecido como “Fredão”).Fomos assistir ao filme:Zorba, o Grego.Trata-se de um filme grecoamericano rodado em 1964 e a película era em preto e branco, baseado no romance homônimo de Nikos Kazantzakis.
O filme foi dirigido magistralmente por Michael Cacoyannis e o personagem-título foi interpretado por Anthony Quinn — que não era grego, mas sim irlandês mexicano. O elenco incluiu Alan Bates como um visitante britânico. O tema musical, "Sirtaki", de Mikis Theodorakis, tornou-se famoso e popular como canção e dança (especialmente em festas).
O filme foi rodado na ilha grega de Creta.E alguns lugares específicos incluem a famosa cena onde o personagem interpretado por Quinn dança o Sirtaki que foi filmado na praia do vilarejo de Stavros.Filme brilhante do genial diretor Cacoyannis!
"Fredão" já o tinha visto pela terceira vez, mas não fazia questão de nos acompanhar em nova sessão de cinema. Acomodados que estávamos nas poltronas do cinema,eis que avisto de longe,nas primeiras fileiras nosso amigo "Cabeção",assim chamado devido sua reluzente careca!!
Sem pensar duas vezes, levantei-me e fui ao encontro deste amigo. Percebi que "Fredão" quis esboçar algum comentário,mas la fui eu em direção ao "Cabeção".Cheguei por trás,para não ser identificado e ao aproximar-me daquela reluzente careca,não me contive,dei-lhe um tapa na cabeça e arrematei :
-"Cabeção" seu malandro, você deveria estar trabalhando hoje?Imediatamente ele levou à mão na cabeça para proteger-se do tapa desferido por mim e virando-se com expressão de indignação e dor,esbravejou:
-Que pôrra é essa, cara!! Você está Maluco?Que papo furado é esse ?! Retrucou o careca. No mesmo momento percebi que não se tratava do meu amigo "Cabeção", e sim de um sujeito também careca ,muito parecido com meu amigo e agora furioso!!
Fileira atrás de mim estava o "Fredão" e todo o grupo a rir copiosamente do meu mal entendido. Expliquei ao desconhecido que havia muita semelhança entre ele e o meu amigo, e pedi mil desculpas pelo sucedido!!O sujeito contrariado, acabou aceitando minhas desculpas e eu mais que depressa e envergonhado voltei para minha poltrona no cinema!
O "Fredão" ainda ria e disse-me: Eu até tentei avisá-lo... mas foi em vão!
A luz do cinema já estava se apagando, sinal que o filme estava por começar... Quando de repente,sem mais e sem menos,"Fredão"agora sério olha-me e lança-me um desafio:Você teria coragem de voltar lá e bater novamente na cabeça daquele careca?Prontamente, respondi que:
- NÃO!!
Ele não se conteve e desafiou-me:
-Aposto com você mil reais... nota de cem sobre nota de cem!!
Disse-lhe que não!!E pedi que esquecesse o assunto!! 
Insistentemente ele continuou:
-Dobro à aposta para dois mil reais... Duvido que você consiga!!
Pensei com meus botões, é uma boa soma em dinheiro, e está fazendo-me falta!Sem pestanejar,e antes que o "Fredão" desistisse da oferta,disse-lhe:
-Aceito!!E imediatamente fui ao encontro daquela reluzente careca, no escuro do cinema. Aproximei-me bem devagar e desferi um tremendo tapa novamente na cabeça do careca e emendei:
-"Cabeção" você por aqui, seu safado!O sujeito sem entender o que estava acontecendo, olhou-me com os olhos arregalados e eu continuei:
-Você nem imagina o que aconteceu comigo agora a pouco... Eu dei um tapa na cabeça de um careca, pensando que fosse você... Só comigo acontece uma coisa desta: Confundi você com outra pessoa!!
Nem esperei pela reação do sujeito, voltei mais que depressa para a minha poltrona no cinema... "Fredão" estava mudo... Não era para menos tinha acabado de perder dois mil reais!!!
Sorri sem graça, no fundo gabava-me da minha traquinice... Afinal, tudo não passou de uma simples brincadeira!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário